Pular para o conteúdo principal

Rupi Kaur me incomodou.

Rupi Kaur me incomodou...

Outros jeitos de usar a boca, chegou para mim descrito por homens como literatwitter, que trazia a obviedade das coisas, os clichês de outras, nada que ninguém nunca tenha pensado antes. Mas, o que seria literatwitter? Uma maneira de menosprezo literário? Afinal, o que tais pessoas entendem por literatura? Para além do conceito científico da literatura penso: quem escreveu, quem é o público e qual a função da obra? A função desse livro e principalmente quem se lê nessas linhas.
O que chamaram de obviedade eu chamo de realidade arrasadora, o livro escrito por uma mulher que tem como público principal mulheres, decorre sobre abuso sexual, relacionamento abusivo e amor.
Antes de qualquer coisa Rupi Kaur inicia: "meu coração me acordou chorando ontem à noite o que eu posso fazer supliquei meu coração disse escreva o livro".
Quando falo que Kaur me incomodou é porque ela incomodou coisas silenciadas dentro de mim, os poemas transitam entre leveza e sentimentos de força, até a punhalada e sentimento de desespero. "Sessões nos dias da semana", mostra o desespero de meninas que sofrem abuso sexual, entre tios e pais, eu não nomearia literatwitter algo que diz:
"É o seu sangue
nas minhas veias
me diz como eu
poderia esquecer" (p.22)
Na página 23, descreve a consulta ao terapeuta após um abuso, o próximo relata o abandono paterno, e o próximo sobre o silenciamento. Poucas linhas, alguns apenas algumas palavras, cortantes, que faz uma mulher vítima de abuso engolir os nós na garganta e pensar "é assim, foi assim, ainda dói".
Rupi Kaur vai andar pelo doloroso caminho dos relacionamentos abusivos, de relações que nos tornam inseguras , fracas, amedrontadas, dos nossos sacrifícios pessoais, da convivência a dois que muitas vezes nos dilacera e vivemos pois interiorizamos que precisamos do amor daquele outro, não importa o preço que precisamos pagar.
"Como vou escrever
se ele levou minhas mãos
com ele" (p.129)
O livro se divide:
A dor
O amor
A ruptura
A cura
Cada parte traz algumas reflexões que em maior ou menor grau perpetra na vida feminina, desde os abusos sexuais, depois os amores, os abusos psicológicos, físicos, a dependência afetiva, os fins que acabaram conosco, e por fim a cura!
A cura nos faz em alguns momentos pensar sobre como passamos e superamos, também nos traz algo que em alguns momentos pensamos "vou conseguir também", na leitura dos poemas entendo que o que me indicaram como obviedades é algo triste, é entender que é comum para eles e banal o que está escrito ali.
Rupi Kaur me incomodou por me fazer entender que todos sabem o que passamos, todos conhecem, todos aceitam, é uma obviedade e escrever isso seria apenas uma "literatwitter".

Rupi na página 196, com apenas duas linhas diz:
"a deusa entre suas pernas
faz as bocas salivarem".

Hoje me aproprio deste para encerrar, a deusa entre as minhas pernas não aceitava que era uma deusa, a deusa dentro de mim não aceitava que era deusa, a deusa intelectual em mim não aceitava sua existência. As bocas salivando me enojavam e me enojam. Pensei durante muito tempo que nada além daquilo importava, por trás dessa pele preta, carente, que carregava o peso da solidão social seria a única maneira de se ter algo, seria só por isso. O trabalhar da auto estima foi algo doloroso e é, Rupi Kaur me colocou de frente as minhas inseguranças e me mostrando a minha evolução pessoal e como hoje, de fato, eu conheço Outros jeitos de usar a boca.

Bruna Santiago.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dororidade - da palavra ao conceito.

Dororidade – Vilma Piedade (2017)  Vilma Piedade é Filósofa, “Mulher Preta, Brasileira, Feminista. Mulher de Asé” e aquariana. A autora nos presenteia com um novo vocábulo e um novo conceito – Dororidade.  Dororidade é também o título do livro da autora que vem definir este e que foi publicado em 2017 pela editora Nós. A autora inicia a obra com as contribuições de Lélia Gonzalez e do seu “pretoguês”, apontando também, que a “criação de um conceito envolve a relação linguística entre significado e significante” (p.12) e como essas relações linguísticas envolvem uma relação de poder e de “luta de classes”. Discorrendo sobre o papel dos filósofos em explicar o mundo, a si e a sociedade, o conceito dororidade é “parido”. Etimologicamente o termo Dororidade nos lembra o termo Sororidade. Antes da definição particular e complementar de ambos os termos, Vilma nos coloca as limitações do feminismo que a princípio foi “perceber o movimento como um projeto único, moldado para a mulher

Cotas raciais: a desonestidade do uso do colorismo

Então... Faz tempo que tô por aqui batendo na tecla de como pessoas com passibilidade brank's serão as responsáveis pelo fim das cotas. Estamos no país que foi calcado no mito do paraíso da três raças e com um projeto político de branqueamento, dentro desse mito que se tornou a base dos estudos sociais, antropológicos e históricos do Brasil. Esse mesmo país extermina negros (literalmente) todos os dias, ainda hoje vemos poucos professores negros, bancários, proprietários e mesmo assim, esse país que segrega e mata se utiliza desse mito para não proporcionar o mínimo de direitos que possa gerar equidade. Sabemos que a cota racial é quase nada no que conhecemos como racismo estrutural, mas, as cotas garante uma pequena porcentagem de negros na universidade, nos concurso públicos. Temos que parar urgentemente de pegar termos dos EUA e enfiar no Brasil, aqui o racismo é de cor, é de estereótipos e é por isso que estamos em 2019 e vemos negros inocentes presos e mortos. Nos últimos an